terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ACUPUNTURA e MTC - Saiba mais

A cultura milenar chinesa assenta-se em duas teorias base: a teoria da energia vital Qi, o conceito yin/yang e a teoria dos cinco elementos. Aplicando-se esses princípios à compreensão da natureza e do corpo humano construiu-se o seu corpo de saber científico tradicional: a MTC - Medicina Tradicional Chinesa.

A MTC é uma medicina energética, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética além do corpo físico, o sistema de meridianos, canais com pontos específicos que, ao serem estimulados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos.

Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. De tal modo que a própria OMS emitiu, já há alguns anos, uma lista em que reconhece a sua eficácia em inúmeras patologias.

Numa consulta de MTC é feito um diagnóstico energético completo e uma entrevista para os sintomas e causas presentes, tendo em conta também o contexto emocional, familiar e social do paciente. Quando completo o diagnóstico, o profissional prescreve e conduz os tratamentos mais adequados, numa perspectiva de integração das técnicas de MTC: ACUPUNTURA,Moxabustão, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Fitoterapia e/ou Dietoterapia.

adaptado das fontes/sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário