quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cromopuntura - Acupuntura sem agulhas





 

A milenar Terapia Tradicional Chinesa utiliza há mais de 4 séculos a pele como veículo para tratamentos de saúde através da acupuntura, massagens, ventosas, moxa e outras manipulações. É sempre através do estímulo da pele que se tenta obter uma reação no interior a partir do exterior. Em todos os casos a pele é a porta para o interior e todas estas terapias se utilizam da pele como meio para o tratamento da pessoa.







A Cromopuntura, derivada da Cromoterapia, toma como base a milenar Terapia Tradicional Chinesa onde a informação curativa para o organismo é transmitida através dos pontos ligados aos meridianos, que por sua vez são caminhos energéticos no nosso organismo. Em Cromopuntura essa informação é transmitida, também via pele, mas sem agulhas, nos pontos de acupuntura, com pequenos feixes de luzes coloridas. Este método, comprovado há mais de 25 anos, já está sendo aplicado em várias partes do mundo. 



É sabido que a pele, o nosso maior órgão por assim dizer, não é só o invólucro e a proteção do nosso organismo. Ela reage ao toque, à temperatura e a vários outros estímulos. Ela capta e assimila todas as vibrações que nos atingem e nos rodeiam. Isto é especialmente relevante para algumas áreas da pele que apresentam uma maior eficiência como antenas receptoras, os acupontos, ou pontos de acupuntura. Já é provado que os acupontos apresentam menor resistência elétrica e absorvem ainda mais diferentes tipos de estímulo e, consequentemente, também com as cores.


A partir desta comprovação chega-se à conclusão que os meridianos e acupontos podem também ser influenciados, e muito mais especificamente, pela vibração da luz e pelas cores. Segundo a teoria da Cromopuntura, desenvolvida por Peter Mendel, os receptores da pele reconhecem informações luminosas e as transmitem para o sistema endócrino através de impulsos nervosos. Daí acontece um processo de registro e análise de dados e são ativados os setores com distúrbios vibracionais através da ressonância.




Devido a este fenômeno, pequenas oscilações provocam grandes efeitos, principalmente no eixo hipotálamo/hipofisário que desempenha um papel importante no equilíbrio energético do organismo. Como, fisiologicamente, a pele é capaz de registrar pressão, toque, temperatura e dor, ela também registra e reage a vibrações e, portanto, ela é sensível à vibração das cores.


Considerando o exposto acima e mais o fato comprovado pela pesquisa dos biofótons pelo biofísico Fritz A. Popp, de que todas as nossas células emitem e recebem vibrações luminosas e que se comunicam entre si, podemos afirmar que as nossas células respondem à irradiação de luz e cores específicas.


Luzes coloridas podem equilibrar o biosistema do corpo físico, mental e emocional. Luz é informação e esta informação, devidamente direcionada, pode harmonizar todo o sistema, as células, as glândulas, os órgãos e as estruturas do corpo. A cor luz estimula as células a proceder a uma auto-regulagem para restituir a comunicação celular sem distúrbios ou bloqueios, promovendo melhoria na saúde. 




Portanto a Cromopuntura é uma excelente técnica não invasiva, sutil mas poderosa, podendo ser aplicada para pessoas de todas as idades, desde que com o devido conhecimento das cores e suas funções, da filosofia tradicional chinesa, junto com uma boa avaliação das necessidades da pessoa que está sendo atendida.


Texto adaptado de:

Um comentário: