Os Três Macacos Sábios ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tapa a boca), que é traduzido como não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal. A palavra saru, em japonês, significa macaco e tem o mesmo som da terminação verbal zaru, que está ligado à negação.
O Provérbio “Mizaru Kikazaru Iwazaru” que literalmente significa:
miru=olhar kiku=ouvir
iu=falar zaru=negar.
O folclore japonês diz que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês, no século XVIII. Apesar disso, não há comprovação dessa suposição. De toda forma, é uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.
FONTE WIKIPEDIA:
Meu comentário: Vamos experimentar não ouvir tanta fofoca e notícia ruim?FILTRO. Não ver o mal por detrás de tudo? FILTRO. Não falar mal daqueles que amamos, esse hábito terrível? FILTRO.
FILTRO é selecionar o que entra do mundo externo e só incluir o que faz bem, FILTRO é não deixar os sentimentos negativos, que existirão sempre, dominarem coração e mente. FILTRO é sanear, limpar e principalmente escolher o que incorporamos do meio em nosso ser e o que transmitimos ao meio. Como diz o Gasparetto, a orelha é sua, o povo fala o que quiser, mas da orelha para dentro, é com você. Sua mente pensa a meleca que quiser, mas sua Essência escolhe os pensamentos que lhe fazem bem. E assim vai. Quando começar a intoxicação, lembre-se: FILTRO. E limpe-se!
E vamos "positivar essa intenção", incorporando a sabedoria ancestral dos Três Macacos Sábios da seguinte forma: ao invés de não ouvir o mal, não ver o mal e não falar o mal, FILTRO e:
EU ESCOLHO OUVIR O BEM
EU ESCOLHO VER O BEM
EU ESCOLHO FALAR O BEM
Ficou mais gostoso agora!